Lula planeja evento em memória dos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023
Presidente pretende marcar os dois anos do ataque às sedes dos Três Poderes com cerimônia no Palácio do Planalto, reforçando o compromisso com a democracia
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende realizar, em 2025, um ato em memória dos dois anos dos ataques às sedes dos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023, quando militantes bolsonaristas e de extrema direita invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo a coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, Lula compartilhou a ideia durante o almoço de confraternização com ministros, realizado nesta sexta-feira (20), no Palácio do Alvorada. Na ocasião, o presidente pediu que seus auxiliares estejam em Brasília para participar do ato, mas evitou revelar maiores detalhes sobre a programação planejada.
Embora ainda não tenha havido anúncio oficial, fontes próximas ao governo indicam que o evento deve ocorrer no Palácio do Planalto, reforçando a simbologia do local como palco da democracia brasileira. Em janeiro de 2023, quando se completou um ano dos ataques, o presidente liderou uma cerimônia no Congresso Nacional, que reuniu representantes dos Três Poderes em uma demonstração de união contra atos antidemocráticos e de caráter golpista.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: