Lula volta a criticar STF e diz que Corte trata de muitos casos que não precisaria
A declaração foi feita após o Supremo decidir, por 8 votos a 3, descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal na última terça-feira (25)
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (27) que o Supremo Tribunal Federal (STF) discute casos "que muitas vezes não precisaria”. A declaração foi feita após a Corte decidir, por 8 votos a 3, descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal na última terça-feira (25).
“Suprema Corte tem um papel extraordinário, mas ela trata de muitos casos que muitas vezes não precisaria tratar”, afirmou o chefe do Executivo em entrevista à Rádio Itatiaia.
“Queremos separar usuário e traficante. Agora, ficar discutindo quantas gramas não é problema de advogado, e sim de saúde pública, de pessoas que estudam e sabem cientificamente. Quando entramos em temas polêmicos, podemos correr riscos. O STF poderia ter deixado esse assunto para ser discutido no Senado”, completou.
Recentemente, Lula também defendeu que a Corte “não tem que se meter” em todas as questões políticas e sociais. O ministro do Supremo, Gilmar Mendes, chegou a reagir à declaração, afirmando que a fala do presidente não representa uma crítica, mas “uma constatação de que o tribunal é muito provocado. Isso tem a ver, talvez, com a falta de um consenso básico no meio político".
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: