TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Mensagens reforçam participação de Carlos Bolsonaro na Abin Paralela

      De acordo com a PF, a “difusão da desinformação ocorria com a devida ‘marcação’ de integrante do NÚCLEO-POLÍTICO CB - CARLOS BOLSONARO”

      Carlos Bolsonaro (Foto: Reprodução)

      247 - A Polícia Federal (PF) apontou que a divulgação de desinformação através da Abin Paralela ocorria através de postagens nas redes sociais que frequentemente marcavam o vereador Carlos Bolsonaro, do Rio de Janeiro e filho de Jair Bolsonaro. 

      "Vamos difundir isto. Pede pra marcar o CB (CARLOS BOLSONARO)”, escreveu o agente Marcelo Araújo Bormevet, que estava cedido para a Abin. Em outra mensagem, Giancarlo Gomes Rodrigues, do Exército, reitera: “Acho que merece uma Thread marcando o Carlos Bolsonaro...”.

      As mensagens se referiam a ataques ao senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que entrou com pedidos para Carlos Bolsonaro ser investigado pela CPI da Covid em 2021. 

      De acordo com a PF, a “difusão da desinformação ocorria com a devida ‘marcação’ de integrante do NÚCLEO-POLÍTICO CB - CARLOS BOLSONARO”. 

      Os alvos da quarta fase da Operação Última Milha, deflagrada nesta quinta-feira, são: Mateus Sposito, ex-assessor do Ministério das Comunicações no governo Bolsonaro; Richards Pozzer, empresário que divulgava notícias falsas em suas redes sociais; Marcelo Bormevet, policial federal que trabalhava na Abin sob Ramagem; Giancarlo Gomes Rodrigues, militar que também trabalhava na Abin; e o influenciador Rogério Beraldo de Almeida. Até o momento, apenas Almeida não foi preso. 

      A operação mira o  esquema ilegal de espionagem no governo de Jair Bolsonaro. Segundo a PF, a organização criminosa  monitorava ilegalmente autoridades públicas, além de produzir notícias falsas, utilizando-se de sistemas da Abin.

      A investigação da PF já identificou, entre outras, o monitoramento ilegal das seguinte pessoas: 

      • os ministros do STF Alexandre de Moraes,  Dias Toffoli, Luis Roberto Barroso e Luiz Fux;
      • os deputados Arthur Lira, Rodrigo Maia (então presidente da Câmara), Kim Kataguiri e Joice Hasselmann;
      • os senadores Alessandro Vieira, Omar Aziz, Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues;
      • o ex-governador de São Paulo João Doria;
      • os jornalistas Monica Bergamo, Vera Magalhães, Luiza Alves Bandeira e Pedro Cesar Batista. (Com informações do Correio Braziliense). 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados