Mercadante aponta papel decisivo de Moraes contra tentativa de golpe e ataques à democracia
Presidente do BNDES também criticou as big techs em artigo
247 - O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, defendeu em artigo no jornal Folha de São Paulo, publicado neste domingo (6), a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nas investigações sobre os atos antidemocráticos.
Mercadante destacou que a democracia — embora seja um ideal de difícil realização plena — deve ser permanentemente defendida por cidadãos de todas as orientações políticas, sejam de esquerda, centro ou direita.
Ele também criticou duramente o papel das redes sociais desregulamentadas. Segundo ele, as plataformas "estão corroendo as democracias pela via perversa e maliciosa da destruição da cidadania" por meio de práticas como o impulsionamento de notícias falsas.
"Assim, as big techs e suas redes sociais, ao substituírem o cidadão pelo mero consumidor, tendem também a substituir a imprensa e a política, reais e democráticas, por uma espécie de 'micropolítica à la carte', que manipula, degrada e polariza artificialmente a opinião pública", avaliou Mercadante.
No artigo, o presidente do BNDES também criticou o movimento global de extrema direita, que se dedica a atacar as democracias, atingindo "o multilateralismo e as instituições que sustentam as regras da ordem global".
Nesse sentido, Mercadante defendeu a atuação de Moraes "e o empenho de uma instituição tão importante como o STF". "É preciso que nós, cidadãos brasileiros, entendamos que os posicionamentos de Alexandre de Moraes e do STF destinam-se, essencialmente, a defender nossa democracia, nossos direitos e nossa capacidade de participarmos, de forma pacífica e sem manipulações indevidas, dos debates públicos destinados a identificar, promover e defender o bem comum, como se fazia nas ágoras atenienses. E de participarmos de processos eleitorais não manipulados por algoritmos maliciosos, ódio e fake news", afirmou.
"A postura firme e correta do ministro foi fundamental para impedir a tentativa de golpe que estava em curso no Brasil, e que começou com a narrativa para deslegitimar a lisura do processo eleitoral e das urnas eletrônicas", finalizou Mercadante.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: