Ministro da Defesa pede apoio de Lira à PEC que aumenta orçamento da pasta
A proposta fixa o orçamento do ministério em 2% do Produto Interno Bruto
247 – O ministro José Mucio Monteiro, da Defesa, se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na quarta-feira (11) para solicitar apoio a propostas destinadas a restaurar o orçamento das Forças Armadas. Conforme reportou a Folha de S. Paulo, o encontro ocorreu na residência oficial da Presidência da Câmara, em Brasília, fora das agendas oficiais das autoridades.
Durante a reunião, Mucio defendeu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que fixa o orçamento do Ministério da Defesa em 2% do Produto Interno Bruto (PIB).
A proposta, apresentada pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ), segue a meta adotada pela Otan. No entanto, o ministro já indicou que o percentual deve ser reduzido devido à resistência da equipe econômica do governo.
Lira comprometeu-se a analisar o projeto com atenção ainda este ano, caso a proposta avance no Senado. A PEC, que ainda aguarda relator na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, é considerada crucial pelo ministro para garantir previsibilidade orçamentária ao ministério. Atualmente, as Forças Armadas enfrentam o menor orçamento para investimentos em uma década.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: