Moraes autoriza Bolsonaro a comparecer ao velório da mãe de Valdemar Costa Neto
Autorização foi necessária devido à proibição de comunicação entre os dois, imposta em razão de uma investigação sobre uma suposta tentativa de golpe
247 - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a um pedido de Jair Bolsonaro (PL) e autorizou sua presença no velório da mãe do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, ocorrido nesta terça-feira (3) em Mogi das Cruzes (SP). A autorização foi necessária devido à proibição de comunicação entre os dois, imposta desde fevereiro, em razão de uma investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado.
Bolsonaro e Costa Neto figuram entre os 37 indiciados pela Polícia Federal (PF) em investigações sobre tentativa de golpe de Estado, abolição violenta de Estado de Direito e organização criminosa, acusações que ambos negam. Essa proibição de comunicação entre os investigados visa impedir qualquer tipo de articulação ou troca de informações que possam interferir nas apurações. Na decisão, segundo o jornal O Globo, Moraes destacou a "excepcionalidade do pedido", uma vez que a defesa de Bolsonaro se comprometeu a não discutir as investigações em andamento.
O ministro deixou claro que a decisão tem caráter provisório e que Bolsonaro deve cumprir as outras medidas cautelares impostas a ele. Além disso, ressaltou que "não há qualquer restrição à locomoção" do ex-mandatário, embora a proibição de comunicação persista. Costa Neto, que já havia tentado reverter a proibição de contato antes das eleições municipais, não obteve sucesso em sua tentativa.
Em agosto, Moraes também determinou que os dois políticos esclarecessem se participaram juntos da convenção que confirmou a candidatura de Ricardo Nunes (MDB) à reeleição para a prefeitura de São Paulo.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: