Nada muda com o retorno de Trump à Casa Branca, dizem ministros do STF
Magistrados reconhecem que haverá um aumento da pressão sobre a Corte, mas garantem independência e avaliam que Trump tem outras prioridades
247 - Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmam que a eleição de Donald Trump não vai influenciar o trabalho da Corte, mesmo com o possível aumento das pressões sobre os processos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), informa a jornalista Bela Megale, do jornal O Globo. Segundo os magistrados ouvidos, o STF não se deixará influenciar por questões externas e que “não é possível baixar a guarda”.
Na avaliação dos ministros, Trump deve ter outras prioridades na agenda internacional em seu mandato, como os conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio. O ministro Alexandre de Moraes, principal alvo da extrema-direita, tem dito a interlocutores que nada muda com o retorno de Trump à Casa Branca. No entanto, eles reconhecem que a pressão deve aumentar.
Os magistrados acreditam que essa pressão recairá principalmente sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em especial na área econômica, campo em que os países precisam dialogar. A tentativa de Trump de interferir nas decisões do STF é vista mais como um desejo dos bolsonaristas do que uma realidade. Os ministros também avaliam que possíveis sanções, como o cancelamento de vistos que permite a entrada nos EUA, não devem avançar.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: