"Não há clima no Brasil para anistia pelo 8/1 ou para reverter inelegibilidade de Bolsonaro", diz Gilmar Mendes em Portugal
Ministro participa da 12ª edição do Fórum Jurídico do IDP (Instituto de Direito Público), em Portugal
247 - Presente na 12ª edição do Fórum Jurídico do IDP (Instituto de Direito Público), em Portugal, o ministro do STF, Gilmar Mendes, declarou à imprensa do país europeu que não existe terreno para abrir guarda e flexibilizar com a extrema-direita brasileira, que provocou uma tentativa de golpe de estado culminando na invasão dos três poderes no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
"Não acredito que haja clima no Brasil para um debate sobre anistia diante da gravidade dos fatos que ocorreram", afirmou ele em entrevista à CNN Portugal.
Sobre a reversão da sentença que indica a inelegibilidade de Jair Bolsonaro por oito anos, contados a partir das eleições de 2022, Mendes não enxerga a possibilidade de reversão do caso.
"Acho muito difícil. Vamos aguardar a deliberação do tribunal, mas tudo tende a manter a decisão que já foi tomada, essa tem sido a rotina em casos semelhantes", respondeu.
Em maio, o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou um recurso de Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro Walter Braga Netto, para reverter a condenação por abuso de poder político em 7 de Setembro de 2022, quando foi comemorado o Bicentenário da Independência.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: