TV 247 logo
HOME > Brasil

PF faz buscas em investigação sobre fraude que filiou Lula ao PL

Um menor de idade é o principal suspeito. PF também apura a participação de um funcionário do PL

(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - A Polícia Federal faz buscas em Mato Grosso, nesta quarta-feira (30), em uma investigação que apura uma fraude que filiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao PL, partido de oposição ao governo, informa o G1. A falsa filiação foi comunicada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e revertida ainda em 2023. A PF ainda não revelou detalhes da operação.

Segundo a TV Globo, o principal suspeito pela fraude é um menor de idade e o mandado foi cumprido em Fátima do Sul (MT). A PF informou que não houve uma invasão ao Sistema de Filiação Partidária, e sim, a inserção de dados nos formulários regulares de filiação. As investigações também apuram a participação de um funcionário do PL que teria realizado uma etapa de moderação do cadastro, confirmando as informações recebidas.

O TSE informou na época da filiação que a fraude teria sido feita com a senha de uma advogada do PL. O suspeito de fraudar o sistema acessou o formulário digital no site oficial do próprio PL e inseriu diversas informações pessoais de Lula, já durante o atual mandato de presidente. Entre as informações inseridas no cadastro estão dados pessoais, selfie, endereço, telefone e outros documentos. Os investigados podem responder por invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e falsa identidade.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados