TV 247 logo
    HOME > Brasil

    PF prende foragido do 8/1 que havia fugido para a Argentina

    Condenado havia sido preso em flagrante durante as depredações no Palácio do Planalto, mas fugiu antes do julgamento

    Atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023 (Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A Polícia Federal (PF) prendeu na noite de sábado (9), em Cascavel (PR), um homem condenado por envolvimento nos atos golpistas do dia 8 de janeiro do ano passado. Segundo a CNN Brasil, Moacir José dos Santos, que havia fugido para a Argentina antes de ser julgado, foi localizado e preso após um trabalho conjunto entre as forças de segurança locais e a PF.

    Ele havia sido condenado a 17 anos de prisão por crimes como associação criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, e depredação de patrimônio público. A prisão foi um desdobramento de uma operação coordenada, que teve a participação da Guarda Municipal de Cascavel.

    A prisão de Santos ocorreu após uma análise detalhada do seu celular, que revelou seu envolvimento com o movimento extremista desde a proclamação do resultado das eleições de 2022. O conteúdo do aparelho também indicou que o réu estava familiarizado com táticas para evitar ser identificado pelas forças de segurança, como o uso de vestimentas e acessórios específicos e estratégias para minimizar os efeitos de gás lacrimogêneo.

    O condenado havia sido preso em flagrante durante as depredações no Palácio do Planalto, mas fugiu antes do julgamento. Ele foi encontrado na Argentina e, após retornar ao Brasil, foi detido em sua cidade natal, no Paraná. O caso é mais uma ação no esforço de captura de foragidos que participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro.

    Em outro desdobramento da investigação, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu Rubem Abdalla Barroso Júnior, também envolvido nos protestos de 8 de janeiro, enquanto estava dentro de um carro na BR-290, em Rosário do Sul (RS). Barroso estava escondido no Uruguai antes de retornar ao Brasil para comprar uma geladeira.

    Essas operações fazem parte de um esforço para localizar e prender todos os envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. A PF já recebeu da Argentina uma lista com cerca de 60 nomes de brasileiros procurados pela Justiça, e está em processo de elaboração dos pedidos de extradição.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados