TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Pragmatismo de Trump levará a diálogo com Lula, avaliam assessores do Planalto

    Na avaliação de diplomatas, o presidente americano precisará se aproximar da América do Sul diante do crescimento da influência chinesa na região

    Lula e Donald Trump (Foto: Ricardo Stuckert/PR | REUTERS/Brendan McDermid)
    Otávio Rosso avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - A equipe diplomática do governo brasileiro acredita que a postura pragmática do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o levará a abrir um canal de diálogo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na avaliação desses assessores, Trump precisará fazer um movimento de aproximação com os países da América do Sul diante do crescimento da influência da China na região. As informações são da CNN Brasil.

    Diante desse cenário, assessores de Lula acreditam que o diálogo com o Brasil é inevitável, já que é o país com maior ascendência política e econômica na América do Sul, e não apenas com a Argentina de Javier Milei. O diagnóstico feito pelos diplomatas é de que Trump está adotando uma postura de enfrentamento porque ainda está falando num tom de campanha política.

    No entanto, diante da pressão chinesa, Trump precisará reforçar a presença para não perder o soft power na região. Lula e sua equipe diplomática já veem uma oportunidade de diálogo com o presidente norte-americano durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro, e na reunião do G20, em novembro.

    A presença de Trump na COP 30, em Belém, é considerada improvável, mas o convite será reforçado. Existe até a expectativa de que o presidente americano possa comparecer caso o presidente chinês Xi Jinping marque presença no evento sobre meio ambiente.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados