TV 247 logo
    HOME > Poder

    Lula e Putin discutiram a chegada de Trump ao poder

    Conversa telefônica também abordou a guerra na Ucrânia e a busca pela paz

    Presidente Lula e Vladimir Putin (Foto: Ricardo Stuckert/PR | Sputnik/Alexander Kazakov/Pool via REUTERS)
    Redação Brasil 247 avatar
    Conteúdo postado por:

    247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversaram por telefone na manhã desta segunda-feira e, de acordo com o governo russo, os dois líderes discutiram, entre outros assuntos, a "chegada ao poder do novo governo americano", em referência ao retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. No entanto, a nota divulgada pelo Palácio do Planalto não mencionou esse tema, destacando apenas questões relacionadas à guerra entre Rússia e Ucrânia.

    Segundo a nota oficial russa, Lula e Putin compartilharam visões sobre a situação global. O Planalto, por sua vez, informou que o presidente brasileiro expressou preocupação com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz. “Lula expressou preocupação com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz”, diz o comunicado.

    Além disso, Vladimir Putin agradeceu o papel do Brasil no Grupo de Amigos da Paz, iniciativa lançada em conjunto com a China na ONU, em setembro do ano passado, para buscar uma solução diplomática para o conflito na Ucrânia. A conversa entre os dois ocorre poucos dias após o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, criticar o Brasil durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, afirmando que o país teria "perdido a oportunidade" de atuar como mediador do conflito.

    Outro ponto abordado foi o convite para que Lula compareça a Moscou em 9 de maio, durante a comemoração dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial. O presidente brasileiro indicou que pretende participar do evento, reforçando o papel diplomático do Brasil em eventos globais.

    A ligação evidencia um esforço contínuo do Brasil em equilibrar suas relações internacionais, em meio a um cenário de tensões geopolíticas, com ênfase na promoção da paz e na mediação de conflitos.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados