TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Presidente do STJ determina que greve do INSS não afete serviços essenciais

    A ministra Maria Thereza de Assis Moura definiu que cada agência deve seguir trabalhando com pelo menos 85% das equipes

    Fila do INSS (Foto: Antônio Cruz/ABr)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura , determinou nesta quinta-feira (25) que a greve dos servidores do INSS não afete “as necessidades inadiáveis da população”, informa o G1. A ministra definiu que cada agência deve seguir trabalhando com pelo menos 85% das equipes. O desrespeito à decisão está sujeito a multa diária de R$500 mil.

    Maria Thereza atendeu a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), que alega que cada dia de paralisação trava, em média, a concessão de 13.116 benefícios por incapacidade, 2.733 salários-maternidade, 4.605 aposentadorias, 1.643 pensões por morte e 3.500 benefícios assistenciais para pessoas portadoras de deficiência, idosos e outros.

    Na decisão, ela afirmou que inquestionável essencialidade das atividades desempenhadas pelos servidores do INSS, pois envolvem o pagamento de benefícios previdenciários que são conceituados por lei como "meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, desemprego involuntário, idade avançada, tempo de serviço, encargos familiares e prisão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente". 

    "[...] Considerando-se as peculiaridades inerentes à essencialidade do serviço prestado pelas carreiras do INSS, assim como a necessidade de observância dos prazos de análise dos processos administrativos dirigidos à autarquia previdenciária [...] deve-se acolher o pedido subsidiário formulado pelo ente público de que sejam mantidas em atividade, no mínimo, 85% (oitenta e cinco por cento) das equipes de cada unidade administrativa do INSS, durante os dias de greve, a fim de que sejam contempladas as necessidades inadiáveis da população", diz a decisão.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados