"Punir os mandantes do 8 de janeiro é a prioridade das prioridades para a paz no Brasil", diz Gleisi após atentado
Presidente do PT ainda alertou contra a tentativa de “normalização” da extrema direita: "com a extrema direita não se brinca, diante dela não se vacila"
247 - Após o atentado que abalou Brasília na noite de quarta-feira (13), Gleisi Hoffmann, presidente do PT, reafirmou a necessidade urgente de processar e punir os responsáveis pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Gleisi ressaltou que essa punição é essencial para preservar a democracia e garantir a paz no país. “O atentado de ontem em Brasília confirma que é imprescindível processar e punir todos os envolvidos no 8 de Janeiro, como disse hoje o ministro Alexandre de Moraes. A começar pelos mandantes e pelo chefe de todos, que é o maior inspirador do terrorismo da extrema direita”, afirmou, em referência a Jair Bolsonaro (PL), apesar de não citá-lo.
A declaração da deputada federal veio em meio à tensão e ao choque causados pelo episódio de terrorismo político. Francisco Wanderley Luiz, conhecido como “Tiu França”, foi autor de explosões que ocorreram no coração de Brasília, próximo ao Anexo IV da Câmara dos Deputados e, posteriormente, na Praça dos Três Poderes.
Aumento do extremismo e o risco de “normalização” - A fala de Gleisi Hoffmann destaca a gravidade dos riscos de uma "normalização" da extrema direita no Brasil, referindo-se a movimentos que, segundo ela, tentam apagar o impacto e o terror dos atos de janeiro de 2023, entre outros. Para Gleisi, o crescente discurso permissivo em relação a figuras de extrema direita e a falta de punições eficazes para os responsáveis pelas ações terroristas e golpistas abrem caminho para mais ameaças à democracia e à estabilidade nacional. “Quase dois anos depois dos acampamentos nos quartéis, da invasão da Polícia Federal, da bomba plantada no aeroporto de Brasília e da invasão dos Três Poderes, vemos crescer um perigoso movimento para ‘normalizar’ a extrema direita, como se quisessem apagar da memória do país o terror e a violência que perpetraram”, afirmou.
Apelo por justiça e condenação - Gleisi ainda enfatizou que o Brasil deve manter o foco na justiça e na responsabilização dos líderes envolvidos nos atos do 8 de janeiro. “São os golpistas ainda livres ou foragidos, que mentem, atacam e debocham das instituições na mídia e nas redes; é a tramitação no Congresso do projeto de anistia aos golpistas e seus chefes”, afirmou.
Para Gleisi, a defesa da paz e da democracia passa pela responsabilização completa dos envolvidos: “ou a democracia mostra sua força, com punições pedagógicas no rigor da lei, ou a extrema direita vai continuar nos ameaçando e aterrorizando". Ela também enfatizou que, diante dos atos da extrema direita, não se deve “vacilar” e sim agir com rigor. “Punição para todos os golpistas e seus chefes! Sem anistia!”.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: