Quaquá articula a candidatura de Marcos Pereira à próxima vaga no STF
Pela regra de aposentadoria, o próximo ministro a se aposentar compulsoriamente será Luiz Fux, quando for completar 75 anos em 2028
Blog do Ricardo Bruno (Agenda do Poder) - Com pretensões de disputar o controle do PT na sucessão de Gleisi Hoffmann, o prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá, está aproveitando os últimos dias de seu mandato de deputado federal para se dedicar a uma articulação tão surpreendente quanto pragmática. O petista lançou a candidatura do presidente do Republicanos, pastor Marcos Pereira, à próxima vaga do Supremo Tribunal Federal.
Quaquá reconhece na trajetória do mandachuva do Republicanos os predicados necessários ao cargo: é doutor em direito, respeitado por todos os cleros (alto e baixo) do Congresso Nacional, e “terrivelmente evangélico”.
Na opinião do petista, se Lula encampar a indicação terá respeito do mundo jurídico; simpatia do parlamento e apoio contundente dos setores evangélicos.
Pela regra de aposentadoria, o próximo ministro a se aposentar compulsoriamente será Luiz Fux, quando for completar 75 anos em 2028 – idade máxima para permanência no STF. Especula-se, contudo, a possibilidade de o ministro Luís Roberto Barroso antecipar sua saída compulsória prevista somente para 2033.
Formado em Direito pela Universidade Paulista e especialista em Direito e Processo Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Exerce, entre outras atividades, a docência em Direito Penal no Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP), entidade do ministro Gilmar Mendes, e é membro fundador da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa, uma comissão informal criada em 2009. Iniciou sua carreira política em 2005, quando se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), porém não exerceu função pública. Filiou-se ao Republicanos em 2010.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: