TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Revelações da PF ligam o "núcleo de poder de Bolsonaro" à tentativa de golpe, diz Paulo Pimenta

    “É uma ação concreta, que traz elementos novos, extremamente graves, sobre a participação de pessoas no núcleo de poder de Bolsonaro e o golpe", disse

    Ministro Paulo Pimenta (Foto: Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Paulo Pimenta (PT), disse que a Operação Contragolpe, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (19), revela uma rede articulada que conecta financiadores e executores das ações golpistas do dia 8 de janeiro de 2023, além de integrantes do governo Jair Bolsonaro (PL), em uma trama para impedir a posse do presidente Lula (PT). 

    “É uma ação concreta, objetiva, que traz elementos novos, extremamente graves, sobre a participação de pessoas no núcleo de poder de Bolsonaro e o golpe que tentaram executar em Brasília”, disse Pimenta, de acordo com o Metrópoles. Ainda segundo o ministro, “eles se relacionam entre si, os personagens são os mesmos, os mesmo que financiaram os acampamentos de quartéis estão envolvidos nesses episódios”.

    A Operação Contragolpe desarticulou uma organização criminosa acusada de planejar um golpe de Estado e os assassinatos do presidente Lula, do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. 

    Pimenta também destacou que a organização criminosa inclui os chamados “kids pretos”, militares da ativa e da reserva, além de manifestantes que acamparam em quartéis após a eleição de Lula, vândalos que participaram dos atos de 8 de janeiro de 2023, e até o homem-bomba que explodiu um artefato em frente ao STF na última semana.

    Entre os objetivos do plano estava o assassinato de Lula e Alckmin, antes mesmo da posse presidencial. Além disso, os conspiradores planejavam sequestrar e assassinar Alexandre de Moraes, reconhecido por sua atuação contra atos golpistas. “Havia claramente, por parte dos criminosos, a intenção de realizar essa ação antes da posse”, disse Pimenta. “Tinha também o objetivo de sequestrar e assassinar o ministro Alexandre de Moraes”, completou. 

     

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados