STF derruba portarias do governo Bolsonaro que anulavam anistia de militares afastados pela ditadura
Decisão foi tomada no final de fevereiro, durante o julgamento de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF)
247 – O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou uma série de portarias editadas durante o governo Bolsonaro, que anulavam a anistia concedida a cabos da Força Aérea Brasileira (FAB) afastados no começo da ditadura militar. A decisão foi tomada no final de fevereiro, durante o julgamento de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) em sessão virtual.
O caso remonta a 2020, quando o antigo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos reavaliou decisões da Comissão da Anistia, que, entre 2002 e 2005, atestaram a anistia política de militares afastados. Na revisão, 313 atos foram cancelados sob a justificativa de que não havia comprovação de perseguição política.
A maioria desses atos já havia sido anulada por vias administrativas e judiciais. Com isso, a Corte decidiu invalidar 33 portarias.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: