União Brasil articula liderança de Juscelino Filho na Câmara em resposta à denúncia da PGR
Após deixar o ministério, deputado maranhense é cotado para liderar bancada como gesto político de apoio e reação à acusação de desvio de emendas
247 - Integrantes da cúpula do União Brasil querem alçar Juscelino Filho (MA), ex-ministro das Comunicações, ao posto de líder da legenda na Câmara dos Deputados. A informação foi divulgada pela coluna da jornalista Basília Rodrigues, CNN Brasil, e reflete um gesto de apoio ao parlamentar, que deixou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto desvio de emendas parlamentares.
Com o retorno de Juscelino à Câmara, o atual líder da bancada, deputado Pedro Lucas (MA), passou a ser cotado para assumir o comando do Ministério das Comunicações, como parte do rearranjo político provocado pela crise. A expectativa é de que o novo nome para a pasta seja anunciado pelo presidente Lula ainda nesta semana, após sua viagem oficial a Honduras.
A permanência de Juscelino Filho no ministério tornou-se insustentável diante da denúncia da PGR, o que levou à sua exoneração e ao consequente retorno ao parlamento. A nomeação para a liderança da bancada na Casa serviria, segundo interlocutores, como resposta política à acusação formalizada contra ele.
De acordo com um aliado ouvido pela reportagem, a denúncia é considerada uma “forçação de barra” e teria o efeito de “criminalizar todas as emendas”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: