X diz ter derrubado mais de 220 contas por ordem do TSE e do STF
Os principais alvos das ordens de bloqueio foram influenciadores e políticos bolsonaristas
247 – A plataforma X, de propriedade do bilionário Elon Musk, anunciou que atendeu a ordens do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para derrubar ou suspender 223 contas desde 2020.
Segundo o UOL, que teve acesso à lista sigilosa dos perfis afetados, os principais alvos das ordens de bloqueio foram influenciadores e políticos bolsonaristas, acusados de disseminar fake news, promover incitações golpistas e fazer ameaças.
O documento foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, como prova da colaboração da plataforma com a Justiça. No entanto, o X não especificou quando as contas foram bloqueadas, nem se algumas delas foram posteriormente reativadas.
Entre os perfis afetados por ordem judicial estão o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), as deputadas Carla Zambelli (PL-SP) e Bia Kicis (PL-DF), o ex-deputado Daniel Silveira e o blogueiro Allan dos Santos. A lista não inclui as contas que a plataforma se recusou a bloquear após a ordem do ministro em agosto.
No total, a plataforma afirma ter cumprido 158 ordens judiciais do STF, todas relacionadas a casos sob a relatoria de Moraes, além de 65 ordens do TSE, a maioria envolvendo contas que alegavam fraude nas eleições de 2022.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: