GDF avança em licitação para concluir nova sede do TRF1
Após 17 anos de interrupções, obra projetada por Niemeyer terá continuidade e promete ser marco arquitetônico e judicial em Brasília
Agência Brasília – O Governo do Distrito Federal (GDF) deu um passo importante nesta segunda-feira (9) ao autorizar o lançamento do edital para a conclusão da nova sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O anúncio foi realizado na sede da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), que assumirá a condução do projeto. A construção, iniciada há mais de 17 anos, estava paralisada devido a problemas contratuais.
Em declaração à Agência Brasília, o governador Ibaneis Rocha destacou a relevância histórica do tribunal e a retomada das obras: "A assinatura hoje vem fazer um resgate histórico daquilo que o TRF1 representa para a prestação judicial de todo o país." O TRF1 cobre uma das maiores áreas jurisdicionais do mundo, abrangendo 74% do território brasileiro, incluindo a região amazônica.
Projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, o edifício é considerado um marco cultural e arquitetônico para a capital federal. Um dos principais desafios técnicos da obra é a passarela que conecta os blocos A e C, com 54 metros de extensão e sustentada por um único pilar, exigindo precisão na engenharia. Atualmente, cerca de 80 trabalhadores estão envolvidos no projeto, que prevê a conclusão da estrutura até janeiro de 2029.
Segundo Fernando Leite, presidente da Novacap, esta será a primeira licitação internacional da companhia. "Turistas do Brasil inteiro e do mundo vão querer ver esse prédio de Niemeyer. Vamos entregar esse prédio em até quatro anos e recuperar esse tempo perdido", afirmou.
Importância estratégica do TRF1
O presidente do TRF1, desembargador João Batista Moreira, ressaltou o impacto que a nova sede terá na eficiência do tribunal, que atualmente enfrenta limitações físicas para abrigar seus 43 desembargadores, quase o dobro dos 27 originalmente previstos. “O TRF1 é o maior tribunal do Brasil e o maior de segunda instância do mundo. A primeira região se estende por 74% do território nacional, incluindo a região amazônica. Com essa nova sede, teremos condições adequadas para atender às demandas da Justiça Federal”, declarou.
Com 165 mil m² distribuídos em quatro blocos e três subsolos, a nova sede contará com espaços modernos e funcionais, incluindo gabinetes de desembargadores, salas de sessão e áreas administrativas. Além disso, o projeto incorpora soluções sustentáveis e inovadoras, refletindo o compromisso com a modernização da Justiça Federal.
O Tribunal de Contas da União (TCU) validou recentemente o contrato entre o TRF1 e a Novacap, destravando o processo de licitação e permitindo avanços concretos no projeto. Com a finalização prevista para 2029, a nova sede promete ser não apenas um marco na história do TRF1, mas também um ponto de referência cultural e turística em Brasília.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: