Enel e concessionárias de energia pedem renovação de contratos
Veja a lista das empresas que fizeram os pedidos em análise na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e os seus respectivos estados de atuação
247 - As distribuidoras de energia Enel São Paulo, Light e mais 17 empresas solicitaram a renovação de seus contratos, previstos para terminar entre 2025 e 2031. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) terá 60 dias para analisar os pedidos e enviar um parecer ao Ministério de Minas e Energia, que anunciará a decisão final.
O grupo de origem italiana, Enel, busca prorrogar a concessão para 66 municípios do Rio de Janeiro e outras 24 cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Na última sexta-feira (28), a Enel SP protocolou um pedido junto à Aneel para antecipar a prorrogação por 30 anos do seu contrato de concessão, que atualmente vence em 2028. Se aprovado, o acordo será estendido até 2058.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou que os municípios da Grande São Paulo moverão uma ação conjunta contra a renovação da concessão da Enel.
“A Aneel está tentando fazer uma manobra desonesta ao antecipar o contrato, que vence em 2028, de uma empresa que não respeita as pessoas e que constantemente causa problemas nos 24 municípios que atende no estado”, declarou Nunes.
Em comunicado, a Enel reiterou seu compromisso com os clientes, destacando investimentos em melhoria de serviços.
“Com foco na qualidade dos serviços, a distribuidora vem ampliando seus investimentos ao longo dos anos. Entre 2025 e 2027, serão aplicados R$ 10,4 bilhões, valor recorde para a região, destinados à modernização, reforço, digitalização e expansão do sistema de distribuição”, afirmou a empresa.
A Enel, que também atua no Ceará, protocolou pedido para renovar sua concessão por mais 30 anos no estado. A informação foi enviada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Francesco Tutoli, diretor de Administração, Finanças, Controle e Relações com Investidores da Enel Brasil, declarou no documento:
“A Companhia manterá seus acionistas e o mercado informados sobre qualquer evento relevante decorrente do pedido de prorrogação da concessão, conforme a regulamentação vigente.”

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: