"Eu tenho uma avenida", diz Simone Tebet, sobre possibilidades de corte de gastos
"Quando falamos de desvinculação, não falamos da aposentadoria, mas dos outros benefícios temporários", disse ela
247 – Simone Tebet, ministra do Planejamento, destacou em entrevista ao jornal O Globo a amplitude das possibilidades de corte de gastos que estão sendo consideradas pelo governo. A afirmação veio após uma reunião com Fernando Haddad, ministro da Fazenda, onde discutiram uma "revisão ampla" das despesas públicas em resposta à pressão do mercado e à resistência do Congresso em aumentar as receitas.
"Eu tenho 'N' possibilidades, eu tenho uma avenida", afirmou Tebet sobre o leque de medidas que o governo pode adotar. Segundo ela, esta avenida pode se tornar uma "rua mais estreita" devido à vontade política, mas mesmo assim é um caminho onde muita coisa pode passar.
Entre as opções em estudo, Tebet mencionou especificamente a revisão da previdência dos militares, um ponto sensível que foi recentemente destacado pelo Tribunal de Contas da União como necessário. "Vou colocar tudo na mesa", assegurou a ministra, expressando determinação em enfrentar questões difíceis.
A ministra também enfatizou a necessidade de preservar o valor do salário mínimo e as aposentadorias, descartando qualquer desvinculação. No entanto, outras áreas, como benefícios temporários, estão sendo revistas para possíveis ajustes. "Quando falamos de desvinculação, não falamos da aposentadoria, mas dos outros benefícios temporários", explicou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: