Funcionários da Eletrobras podem entrar em greve no início de junho
Assembleia foi convocada para a segunda-feira com o objetivo de votar a paralisação por tempo indeterminado em resposta à proposta ao acordo coletivo da empresa
Os sindicatos dos empregados da Eletrobras no Rio de Janeiro (Senge/RJ, Sintergia/RJ, Sinaerj e Sindecon/RJ) convocaram uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) online conjunta para a próxima segunda-feira (27), onde será discutida a realização de uma greve por tempo indeterminado a partir do dia 3 de junho. Segundo o portal Terra, a decisão de convocar a greve surge em resposta à proposta final da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), apresentada na última sexta-feira (24).
Segundo a reportagem, a proposta da Eletrobras recuou no corte de salários para os empregados que recebem abaixo de R$ 16 mil mensais, mas manteve os cortes individuais para aqueles que ganham acima desse valor. Além disso, a empresa não ofereceu reajuste salarial, sugerindo a manutenção dos salários congelados pelos próximos dois anos. Apesar de manter benefícios como auxílio creche, auxílio educação e 13 créditos de auxílio alimentação, a empresa informou que esses também não terão reajuste no mesmo período.
Privatizada em junho de 2022, a Eletrobras garantiu a manutenção dos empregos até 30 de abril de 2025 para os admitidos antes de 17 de junho de 2022, mas estipulou que as indenizações individuais não poderão ultrapassar R$ 400 mil. Em um comunicado aos empregados, a companhia destacou que "a gestão do quadro de pessoal passará a ser feita de acordo com as necessidades da Eletrobras, mantendo sempre as premissas de segurança das nossas pessoas e ativos".
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: