HOME > Economia

Gleisi celebra "benefícios da reforma tributária de Lula" e desmente "fake news dos bolsonaristas"

"O churrasco ficará mais barato e a cerveja não teve aumento de tributo", esclareceu a presidente do PT, resumindo os impactos da reforma no bolso dos brasileiros

Lula e Gleisi Hoffmann (Foto: Ricardo Stuckert)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) a regulamentação da Reforma Tributária, prometendo simplificar o sistema de impostos e isentar alguns itens de cobrança. A expectativa é que todo o processo seja concluído ainda este ano, com a nova legislação entrando em vigor em etapas, entre 2025 e 2033. Agora, o texto segue para a análise do Senado Federal.

Pelo X, antigo Twitter, a presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), resumiu as mudanças provocadas pela reforma e seus impactos no bolso dos brasileiros:

"Os benefícios da reforma tributária de Lula:

1. Imposto zero para a cesta básica

Arroz, feijão, carnes, leite, manteiga, margarina, raízes e tubérculos, cocos, café, óleo de soja, farinha de mandioca, de trigo e de milho, açúcar, massas alimentícias, pão, ovos, hortícolas e frutas, não terão mais impostos!

2. Redução de 60% dos impostos para:

Leite fermentado e produtos lácteos, alguns queijos, mel, mate, crustáceos, algumas farinhas e amidos, tapioca, óleos, sal, sucos naturais, polpas de fruta.

3. Tem dinheiro de volta

Foi criado um mecanismo chamado cashback (ou seja, “dinheiro de volta”). As pessoas que estão no CadÚnico (com renda familiar per capita de até meio salário mínimo) receberão dinheiro de parte dos tributos e volta.

Será devolvido 20% do valor dos impostos em cada compra que for feita. E a pedido da Bancada do PT haverá cashback 100% de devolução do imposto federal para as contas de água, luz, esgoto e gás encanado, além do botijão de gás de cozinha.

4. Reforma que simplifica e reduz a carga tributária

Hoje a alíquota padrão sobre o consumo é de 34,4%. Com a reforma aprovada caíra para 26,5%. A tributação sobre o consumo é a que mais impacta a vida do povo brasileiro. Por isso o presidente Lula se empenhou tanto por essas mudanças.

Não caia nas fake news dos bolsonaristas! O churrasco ficará mais barato e a cerveja não teve aumento de tributo".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados