HOME > Economia

Lula vai a São José dos Campos para o anúncio de novos investimentos

O presidente anunciará recursos para as obras da Via Dutra e Rio-Santos. Lula também acompanhará o anúncio do financiamento do BNDES à Embraer

Lula durante visita ao hangar a uma fábrica da Embraer, em São José dos Campos (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ao município de São José dos Campos (SP) nesta sexta-feira (19) com o objetivo de anunciar investimentos para as obras e intervenções na Via Dutra e Rio-Santos. A atividade vai acontecer no Hotel Nacional Inn, a partir das 10h. Também no município do interior paulista, o chefe de Estado brasileiro acompanha, a partir das 12h, o anúncio de financiamento do BNDES às exportações da Embraer, em cerimônia no Hangar F300. Atualmente, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é presidido por Aloizio Mercadante. 

No semestre passado, a Embraer anunciou a previsão de investir cerca de R$ 2 bilhões e contratar mais 900 colaboradores este ano no Brasil. Para 2024, a companhia estimou entre 72 e 80 aeronaves comerciais e entre 125 e 135 jatos executivos. A empresa é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, no segmento de aeronaves com até 130 lugares e jatos executivos. Tem cerca de 19 mil empregados em todos os continentes.

Em abril, Lula foi a São José dos Campos participar da entrega de um modelo E 2 da Embraer para a companhia aérea Azul. "Um país que tem uma Embraer, tem um ITA, tem uma cidade como São José dos Campos, uma Azul, não pode pensar pequeno. Se a gente sonhar pequeno, nem lembra do sonho de manhã. As coisas grandes são resultado de muita coragem", disse o chefe de Estado na época. 

Vice-presidente da República, o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse que São José dos Campos faz parte da "Grande Pindamonhangaba", cidade da qual foi prefeito na década de 1970. "Desde criança acompanhei este orgulho que é o ITA, a Embraer. Nas asas da Embraer e da Azul vão voar os melhores sonhos deste país".

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aproveitou a cerimônia para pedir apoio do setor à aprovação das leis complementares da reforma tributária. "Nossa reforma oferece um forte estímulo para a aviação regional, com alíquotas diferenciadas. Hoje, conversando aqui, recebi algumas propostas de aprimoramento, que vamos estudar".

O ministro de Portos e Aeroportos, também presente, afirmou que o governo Lula vai ampliar o número de aeroportos em todas as regiões do país. E pediu uma mudança de comportamento por parte das companhias aéreas brasileiras. "Nos Estados Unidos, cerca de 40% dos aviões são feitos pela Boeing. Na França, 40% são produzidos pela Airbus. E, aqui no Brasil, apenas 12% dos aviões são fabricados pela Embraer. Precisamos mudar isso".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados