TV 247 logo
      HOME > Entrevistas

      "A direita está fazendo o debate ideológico, e nós não", diz Valter Pomar

      Valter Pomar alerta para a ofensiva da extrema direita e defende um projeto estratégico de longo prazo para o governo Lula

      (Foto: Brasil247)
      Dafne Ashton avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - No programa Contramola, da TV 247, Valter Pomar discutiu o avanço da extrema direita e a necessidade de o governo Lula articular um projeto político de longo prazo. "A direita está fazendo o debate ideológico, articulando narrativas amplas, enquanto nós ainda estamos presos a medidas emergenciais e curtas", afirmou Pomar.

      Segundo o dirigente petista, episódios como a polêmica do Pix revelam a capacidade da oposição de penetrar na base eleitoral do governo. "Eles conseguiram desestabilizar o governo com narrativas que ressoam até mesmo na nossa base social. Isso mostra que precisamos mais do que políticas econômicas eficazes, precisamos de um enfrentamento político e ideológico consistente."

      Pomar destacou que a visão fiscalista adotada por setores do governo contribui para a fragilidade na articulação política. "Se o nosso contrato social com a sociedade é o marco fiscal, como disse um ministro, então estamos emparedados. Isso limita a capacidade de fazer mudanças estruturais e nos coloca em uma posição reativa frente aos ataques da direita."

      O historiador defendeu a formulação de uma proposta de país que projete transformações profundas. "Na campanha, falávamos de reconstrução e transformação. Depois, recuamos para união e reconstrução. Agora, falamos em alimento barato. Precisamos ir além e apresentar uma visão de médio e longo prazo que mobilize a sociedade", declarou.

      Para Pomar, a ofensiva da extrema direita, amplificada por figuras como Donald Trump e seus aliados no Brasil, exige uma resposta à altura. "Eles estão articulando um projeto político e ideológico global, enquanto nós ainda reagimos lentamente. Isso é um alerta: precisamos de mais mobilização e clareza no nosso projeto de país", concluiu. Assista: 

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados