TV 247 logo
      HOME > Entrevistas

      “Do ponto de vista filosófico, hoje eu me considero um socialista”, diz Kobori

      Após trajetória no mercado financeiro, professor explica por que que mudou radicalmente sua visão de mundo

      José Kobori, na sede da TV 247 (Foto: Nicolas Iwashita / Brasil 247)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – José Kobori, professor e autor consagrado na área de mercado de capitais, explicou, durante entrevista concedida ao jornalista Leonardo Attuch, editor da TV 247, por que hoje se considera um socialista do ponto de vista filosófico. A declaração veio no contexto de uma reflexão pessoal sobre sua mudança de perspectiva após décadas de atuação no mercado financeiro e experiências pessoais marcantes, incluindo um período na prisão.

      “Do ponto de vista filosófico, hoje eu me considero um socialista”, declarou. Kobori explicou que, ao longo da vida, sempre buscou compreender os sistemas econômicos e seus impactos sobre a sociedade, mas que só mais recentemente passou a questionar de forma profunda a lógica do capital. “Enquanto o dinheiro for o seu objetivo, você será escravo dele”, afirmou. Segundo ele, o atual sistema só é benéfico para 1% da população – o que acaba estimulando o avanço da extrema-direita.

      Ao abordar o sistema político chinês, Kobori elogiou a meritocracia presente na estrutura de governança do país asiático. “Na China, quem chega ao poder passa por uma longa trajetória de preparação. Lá, o mérito prevalece na política. Não é como aqui, onde o poder econômico compra o poder político”, comparou.

      O entrevistado também fez uma autocrítica sobre o comportamento das elites econômicas brasileiras. “Tem muita gente bem formada, mas sem cultura. Formação não é cultura. Falta pensamento crítico”, disse. Ele lamentou que o Brasil ainda não tenha um projeto nacional de longo prazo, como o que foi adotado pela China há 50 anos. “O sistema chinês precisa ser estudado, não apenas do ponto de vista econômico, como também cultural". Assista:

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados