“Eu esperava que nós do PT, nós do governo, já tivéssemos aprendido” diz Genoino sobre entrevista de Lula ao Fantástico
Genoino defende comunicação mais transparente e democrática, baseada no diálogo direto com a sociedade
247 - Em entrevista ao programa Conversa de Política, José Genoino, ex-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), fez duras críticas à decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de conceder uma entrevista exclusiva ao programa Fantástico, da TV Globo. Genoino questionou o tratamento dado pela emissora à cobertura e destacou que o governo deveria evitar “emboscadas midiáticas”.
“Essa história de dar entrevista exclusiva para um determinado canal dá uma ideia errada. O presidente da República dá uma entrevista para todos, convoca os blogs, as cadeias de rádio e televisão e fala para todos. Essa ideia de exclusividade não é um princípio realmente democrático”, afirmou.
Durante a entrevista, Genoino criticou a falta de aprendizado do governo e do PT diante das experiências passadas com a mídia tradicional: “Eu esperava que nós do PT, nós do governo, já tivéssemos aprendido ao longo do que representou essa emissora na criminalização do PT, na criminalização do Lula e no elogio à Lava Jato.”
Ele também classificou a entrevista ao Fantástico como uma “emboscada”, destacando a manipulação de temas pela emissora: “Ao lado de discutir a saúde do presidente, entra a discussão da presunção de inocência do Braga Netto e colocam a Lava Jato no meio. Em vez de discutir o estado de saúde do presidente e suas condições para governar, começa-se a debater a Lava Jato. Por isso, foi uma emboscada.”
Genoino reforçou sua posição contrária a qualquer concessão à mídia corporativa: “Essa grande mídia nunca fez autocrítica da maneira como cobriu a Lava Jato. Seus profissionais assessoravam os promotores e o juiz. Eu assisti àquela entrevista com um sentimento de indignação.”
Ele também sugeriu que o governo adote uma estratégia de comunicação mais democrática e aberta: “Vamos potencializar as redes sociais, o contato direto com o povo. Vamos tirar essa subserviência dessa mídia corporativa monopolista.”
Genoino encerrou a entrevista defendendo uma relação mais transparente e direta com a sociedade: “A comunicação do governo deve ser pública e democrática. Informação é um bem para o exercício da cidadania, como o trabalho, a saúde e a educação. É fundamental para a democracia.” Assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: