HOME > Entrevistas

“Eu me considero no mínimo um socialista. Talvez um comunista”, diz Eduardo Moreira

Economista, que produziu um documentário em Cuba, fala sobre o filme e sua visão de sociedade

(Foto: Reprodução )

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O economista e ex-banqueiro Eduardo Moreira, sócio do canal ICL, participou de uma entrevista ao programa Brasil Agora, da TV 247, onde discutiu seu documentário "Vai para Cuba, Eduardo!" e suas impressões sobre a sociedade cubana. A produção cinematográfica surgiu após Moreira, que passou mais de duas décadas no mercado financeiro, decidir seguir uma provocação comum de setores conservadores e visitar Cuba.

Segundo Moreira, o documentário busca revelar uma perspectiva mais honesta sobre a vida na ilha caribenha, longe dos estereótipos frequentemente propagados. “Muitas pessoas me diziam 'Vai pra Cuba, Eduardo', como se fosse um xingamento”, relatou o economista.

Durante a entrevista, Moreira mencionou a influência que a experiência teve sobre sua visão política. “Eu me considero no mínimo um socialista. Talvez um comunista”, afirmou. Ele também expressou sua admiração pela resiliência do país frente ao embargo econômico imposto pelos Estados Unidos. “Duas questões me afligiram muito: como Cuba consegue resistir tanto tempo ao assédio dos Estados Unidos e a segunda é o que seria de Cuba se não fosse o embargo. Cuba seria um dos maiores exemplos do planeta de um país que abraça o socialismo”, destacou.

Moreira também comentou sobre a situação socioeconômica da ilha, afirmando que, apesar da pobreza, “não vi nenhuma pessoa dormindo na rua”. Ele defendeu a visão de que Cuba é uma democracia, no sentido etimológico da palavra. “Cuba é uma democracia, no sentido etimológico. É uma das maiores democracias que já vi na Terra”, disse. O ex-banqueiro finalizou a entrevista mencionando que não pretende se envolver diretamente na política. “Hoje a chance de eu me lançar em qualquer projeto político é zero”, concluiu. Assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados