Itália perde para a Suíça e é eliminada da Eurocopa
Embora os suíços tenham se defendido bem, os italianos facilitaram ainda mais o trabalho deles com passes errados e decisões ruins
BERLIM, ALEMANHA (Reuters) - Dois belos gols de Remo Freuler e Ruben Vargas pela Suíça fizeram com que a atual campeã Itália fosse eliminada do campeonato europeu de futebol nas oitavas de final, após uma exibição desleixada e sem rumo da equipe de Luciano Spalletti.
Embora os suíços tenham se defendido bem, os italianos facilitaram ainda mais o trabalho deles com passes errados e decisões ruins, deixando a bola escapar por pouco em posições centrais e não conseguindo pressionar com vigor enquanto se encaminhavam para a eliminação.
Depois de um início lento e tênue em uma noite sufocante em Berlim, a Suíça poderia ter assumido a liderança aos 24 minutos do primeiro tempo, quando Breel Embolo recebeu a bola, mas sua tentativa de esperar Gianluigi Donnarumma não deu certo e o goleiro italiano defendeu com tranquilidade o chute em curva.
Parecendo muito mais os defensores do título do que os italianos, a Suíça abriu o placar 13 minutos depois com um gol brilhantemente trabalhado, tirando os rivais de sua posição.
O que quer que Spalletti tenha dito no intervalo não surtiu o efeito desejado, e sua equipe estava com dois gols a menos em um minuto, com a defesa pesada da Itália assumindo o papel de espectadora quando Vargas acertou um chute incrível no ângulo superior.
Os suíços quase deram uma chance aos italianos aos 51 minutos, quando a cabeçada de Fabian Schaer errou o pé do goleiro Yann Sommer, que ficou olhando impotente enquanto a bola quicava e beijava a trave antes de ser afastada.
A trave interveio novamente aos 74 minutos, quando Gianluca Scammacca chutou a bola na trave próxima ao gol, mas não passou disso, e os torcedores italianos já estavam saindo das arquibancadas muito antes do apito final, com os que permaneceram em seus assentos atordoados com o desempenho insípido de sua equipe.
"Aquele gol no início do segundo tempo quebrou nossas pernas, não fomos muito incisivos", disse o técnico italiano Spalletti após o jogo.
"O que fez a diferença foi o ritmo, tivemos um ritmo muito inferior ao deles no primeiro tempo. Até mesmo nos jogadores individuais havia um ritmo diferente."
(Reportagem de Nick Said)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: