TV 247 logo
    HOME > Meio Ambiente

    Em meio ao aumento de focos de incêndio, Amazonas tem escassez de bombeiros

    O estado possui a menor proporção de bombeiros da região Norte

    Vista aérea da Amazônia após queimadas perto de Apuí, no Amazonas (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

    247 - O Amazonas, estado da região Norte do Brasil, enfrenta um dos maiores desafios na prevenção e combate a incêndios em 2024. Com o maior número de focos de incêndio registrados até agosto deste ano, o estado também possui a menor proporção de bombeiros da região, segundo um levantamento recente divulgado pela República.org, informa Guilherme Amado, do Metrópoles.

    De acordo com o estudo, o Amazonas conta com apenas 0,28 bombeiro para cada mil habitantes, colocando o estado na 17ª posição do ranking nacional em termos de efetivo por pessoa. A comparação com o Distrito Federal, que possui a maior taxa do país, evidencia o problema: na capital federal, há 1,44 bombeiros para cada mil habitantes, mais de cinco vezes o índice amazonense.

    A escassez de profissionais é ainda mais preocupante considerando o cenário ambiental do estado. O Amazonas, assim como outros estados do Norte, enfrenta um aumento significativo de queimadas, que colocam em risco tanto a população quanto a vasta biodiversidade da região. Em uma situação semelhante, o Pará, outro estado fortemente afetado pelos incêndios, ocupa a 16ª posição no ranking nacional de bombeiros por habitante.

    A pesquisa revela um cenário alarmante para o Amazonas, onde a baixa presença de bombeiros compromete a capacidade de resposta a desastres naturais, como os incêndios florestais que vêm se intensificando ano após ano.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados