África do Sul pede diálogo urgente em Moçambique
O governo sul-africano demonstrou preocupação com o aumento dos protestos e a escalada das tensões no país
247 – A África do Sul demonstrou preocupação, nesta terça-feira (24), com o aumento dos protestos e a escalada das tensões em Moçambique.
Por meio de um comunicado emitido pelo Departamento de Relações Internacionais e Cooperação (DIRCO), o governo sul-africano fez um apelo por diálogo no país vizinho, mostrando-se disposto a colaborar para facilitar as negociações.
"Após a proclamação dos resultados eleitorais finais pelo Conselho Constitucional de Moçambique, a África do Sul observou com preocupação a violência contínua e os protestos disruptivos subsequentes em reação ao anúncio", afirmou o DIRCO.
"O governo sul-africano continuará trabalhando com a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e outras agências multilaterais para apoiar uma solução duradoura para o atual impasse", continuou. "A África do Sul pede a todas as partes que exerçam moderação e mantenham a calma."
O Conselho Constitucional de Moçambique oficializou, nesta segunda-feira (23), a vitória de Daniel Chapo, candidato do partido governista Frelimo, nas eleições gerais realizadas em 9 de outubro. Ele sucederá o atual presidente, Filipe Nyusi.
Segundo relatos da mídia local, o cenário pós-eleitoral foi marcado por episódios de violência, resultando na morte de mais de 100 civis e deixando centenas de feridos. (Com informações de Xinhua).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: