Alemanha fecha as portas para refugiados sírios após queda de Assad
Áustria disse que buscará deportar os refugiados de volta ao país
247 - A Alemanha decidiu suspender os processos de asilo para cidadãos sírios, informou a agência DW. A medida foi tomada após o presidente sírio, Bashar al-Assad, ser derrubado em uma ofensiva relâmpago conduzida por grupos armados.
A ministra do Interior, Nancy Faeser, afirmou que "o fim da brutal tirania do ditador sírio Assad é um grande alívio para muitas pessoas que sofreram com tortura, assassinatos e terror".
"Muitos refugiados que encontraram proteção na Alemanha agora finalmente têm esperança de retornar à sua terra natal na Síria e reconstruir seu país", acrescentou.
Segundo a Reuters, mais de 800.000 pessoas com cidadania síria vivem na Alemanha. A maioria delas chegou como refugiada após a decisão da ex-chanceler Angela Merkel, em 2015, de permitir a entrada de mais de um milhão de solicitantes de asilo no país.
A Síria foi o principal país de origem dos solicitantes de asilo na Alemanha neste ano, com 72.420 pedidos de asilo registrados até o final de novembro, segundo dados oficiais. Cerca de 47.270 pedidos de asilo de cidadãos sírios ainda estão pendentes de decisão.
A Áustria também disse que estava suspendendo todos os pedidos de asilo sírios e queria deportar os refugiados de volta ao país.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: