TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Alemanha fecha as portas para refugiados sírios após queda de Assad

    Áustria disse que buscará deportar os refugiados de volta ao país

    Migrantes fazem fila em uma área de espera para serem escoltados até um escritório de registro no centro de chegada para requerentes de asilo no distrito de Reinickendorf, Berlim, Alemanha, 6 de outubro de 2023 (Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch)

    247 - A Alemanha decidiu suspender os processos de asilo para cidadãos sírios, informou a agência DW. A medida foi tomada após o presidente sírio, Bashar al-Assad, ser derrubado em uma ofensiva relâmpago conduzida por grupos armados.

    A ministra do Interior, Nancy Faeser, afirmou que "o fim da brutal tirania do ditador sírio Assad é um grande alívio para muitas pessoas que sofreram com tortura, assassinatos e terror".

    "Muitos refugiados que encontraram proteção na Alemanha agora finalmente têm esperança de retornar à sua terra natal na Síria e reconstruir seu país", acrescentou. 

    Segundo a Reuters, mais de 800.000 pessoas com cidadania síria vivem na Alemanha. A maioria delas chegou como refugiada após a decisão da ex-chanceler Angela Merkel, em 2015, de permitir a entrada de mais de um milhão de solicitantes de asilo no país.

    A Síria foi o principal país de origem dos solicitantes de asilo na Alemanha neste ano, com 72.420 pedidos de asilo registrados até o final de novembro, segundo dados oficiais. Cerca de 47.270 pedidos de asilo de cidadãos sírios ainda estão pendentes de decisão.

    A Áustria também disse que estava suspendendo todos os pedidos de asilo sírios e queria deportar os refugiados de volta ao país.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados