TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Autoridades israelenses e norte-americanas vetam compra de empresa de espionagem por investidores dos EUA

    O negócio envolveria a a AE Industrial Partners, com sede na Flórida, e fabricante Paragon

    Pessoa digita em notebook (Foto: Kacper Pempel / Reuters)

    Por Raphael Satter e AJ Vicens

    WASHINGTON (Reuters) - Autoridades de Estados Unidos e Israel negaram relatos de que os países autorizaram a venda da fabricante israelense de equipamentos de espionagem Paragon para a AE Industrial Partners, com sede no Estado norte-americano da Flórida.

    Na última semana, veículos de imprensa israelenses informaram que a Paragon, que foi fundada por ex-membros da inteligência de Israel e é apoiada pelo ex-primeiro-ministro israelense Ehud Barak, foi comprada pela AE, um grupo de investimentos com foco em segurança nacional. Na segunda-feira, uma pessoa com conhecimento do tema confirmou os principais pontos do acordo para a Reuters.

    Veículos de imprensa israelense informaram que o acordo teve a aprovação de autoridades norte-americanas e israelenses, mas não citaram fontes. Nesta sexta-feira, contudo, uma autoridade da Casa Branca afirmou que a notícia não é verdadeira.

    “O governo dos EUA nunca ‘aprovou’ esta venda. Essa é uma transação privada”, afirmou. “Não houve qualquer tipo de sinal verde dado para esta venda.”

    O setor militar israelense também negou a informação, de acordo com a imprensa local, que citou o Ministério da Defesa afirmando que, embora a Paragon tenha avisado sobre a compra, “o Ministério da Defesa não aprovou a venda”, e que autoridades ainda estão estudando a transação.

    Emails foram enviados para ambas as companhias, solicitando uma posição, mas não tiveram resposta imediata. O setor militar israelense também não respondeu.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados