TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Avião do Azerbaijão que caiu tinha buracos na fuselagem, diz relatório

    Trinta e oito pessoas morreram quando a aeronave, um Embraer E190 operado pela Azerbaijan Airlines, caiu em 25 de dezembro

    Local de queda de avião perto de Aktau (Foto: Reuters/Azamat Sarsenbayev)
    Bianca Penteado avatar
    Conteúdo postado por:

    ASTANA (Reuters) - Um avião de passageiros do Azerbaijão que caiu em dezembro após ser desviado da Rússia para o Cazaquistão sofreu danos externos e estava cheio de buracos em sua fuselagem, de acordo com um relatório publicado em um site do governo do Cazaquistão nesta terça-feira.

    Trinta e oito pessoas morreram quando o avião, um Embraer E190 operado pela Azerbaijan Airlines, caiu em 25 de dezembro, perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, depois de ter sido desviado do sul da Rússia pelo Mar Cáspio.

    O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, disse em dezembro que o avião havia sido danificado por um disparo acidental oriundo da Rússia. Moscou não confirmou essa informação.

    Após o acidente, o presidente russo, Vladimir Putin, emitiu um raro pedido de desculpas a Aliyev pelo "trágico incidente" no espaço aéreo russo, mas o Kremlin não disse que a Rússia havia disparado contra o avião, apenas observou que um processo criminal havia sido aberto.

    O relatório preliminar foi emitido de acordo com regras globais de aviação destinadas a extrair lições para evitar futuros acidentes, em vez de atribuir culpa ou responsabilidade.

    O texto foi redigido com cautela e não disse o que havia causado os danos extensos ao avião, incluindo seus estabilizadores, sistemas hidráulicos e de compensação.

    Mas incluiu fotografias que mostravam que o lado de bombordo da seção da cauda estava perfurado com vários buracos. Também foram fotografados fragmentos descritos como "objetos metálicos estranhos" retirados do estabilizador esquerdo e do sistema hidráulico.

    Uma autoridade de alto escalão do governo do Azerbaijão disse à Reuters que o impacto externo mencionado no relatório foi causado por um míssil terra-ar russo.

    "O lado do Azerbaijão possui um fragmento de um míssil Pantsir-S, que foi extraído da aeronave e identificado por meio de especialistas internacionais", disse a fonte.

    Essa foi a primeira vez que uma fonte do governo de Baku afirmou ter provas físicas de que a Rússia abateu o avião. Não havia comentários disponíveis em um primeiro momento de autoridades russas na noite desta terça-feira.

    A Rússia afirmou que atribuiu sua própria investigação aos especialistas mais experientes e que estão sendo tomadas medidas para estabelecer a causa e as circunstâncias do incidente.

    O avião estava voando de Baku para Grozny, no sul da Rússia, onde o Kremlin disse que drones ucranianos atacavam várias cidades na época.

    Vinte e nove pessoas sobreviveram ao pouso forçado no Cazaquistão. Aliyev saudou os pilotos que morreram como heróis nacionais. O líder do Azerbaijão disse que a culpa é de indivíduos russos e que Baku exige justiça.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados