TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Baku exige que Moscou admita culpa e puna responsáveis pela derrubada do avião da Embraer

    Presidente Ilham Aliyev estabelece condições para resolução do desastre aéreo

    Avião fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão no dia 25 de dezembro de 2024 (Foto: Azamat Sarsenbayev/Reuters )
    Redação Brasil 247 avatar
    Conteúdo postado por:

    247 – Segundo a agência estatal russa TASS, as autoridades azerbaijanas entregaram à Rússia suas exigências referentes ao acidente do voo da Azerbaijan Airlines (AZAL) ocorrido próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão. Em entrevista ao canal estatal AzTV, o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, detalhou as condições impostas à parte russa, que incluem a admissão de culpa pelo incidente, a punição dos responsáveis e o pagamento de indenizações.

    “Nós comunicamos claramente nossas exigências para a parte russa, as quais já foram entregues no dia 27 de dezembro. Quais são elas? Primeiro, a parte russa deve pedir desculpas ao Azerbaijão. Segundo, admitir sua culpa. Terceiramente, punir os culpados, responsabilizá-los criminalmente e pagar compensações tanto ao Estado quanto aos passageiros e tripulantes feridos. Essas são as nossas condições. A primeira delas foi cumprida ontem. Espero que as demais demandas também sejam atendidas”, afirmou Aliyev durante a entrevista.

    Além disso, de acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, os presidentes Vladimir Putin e Ilham Aliyev mantiveram uma conversa telefônica para discutir a situação decorrente do acidente do voo da AZAL em Aktau. “Na conversa telefônica de hoje, Putin e Aliyev continuaram a discutir várias questões relacionadas ao acidente do avião da Azerbaijan Airlines (AZAL)”, declarou Peskov.

    O acidente aéreo, que resultou em várias vítimas, levantou sérias preocupações sobre as condições de segurança e as possíveis falhas que levaram à tragédia. A comunidade internacional observa atentamente as negociações entre Azerbaijão e Rússia, aguardando uma resolução que traga justiça para as famílias afetadas e contribua para a melhoria da segurança na aviação regional.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados