Brasil impõe novas tarifas sobre importações chinesas para combater dumping
Parte das tarifas serão aplicadas temporariamente, enquanto o Ministério do Comércio Exterior apura práticas de comércio irregulares
247 – O Brasil determinou a imposição de novas tarifas sobre diversas importações provenientes da China e de outros países asiáticos, abrangendo produtos como ferro, aço e cabos de fibra óptica. A decisão foi anunciada na quinta-feira (17) pela Comissão Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Gecex), composta por conselheiros ministeriais indicados pela presidência, com o objetivo de combater práticas de dumping e proteger a indústria nacional.
Entre as novas tarifas, destaca-se o aumento de 35% sobre os cabos de fibra óptica, 25% sobre produtos de ferro e aço, e um reajuste de 9% para 10,8% sobre o clorito de sódio, substância utilizada no processamento de papel e celulose.
Algumas dessas tarifas serão aplicadas temporariamente, com duração de seis meses, enquanto o Ministério do Comércio Exterior apura práticas de comércio irregulares.
O anúncio das medidas ocorre a menos de um mês da visita do presidente chinês Xi Jinping ao Rio de Janeiro, onde se espera que sejam assinados novos acordos comerciais. (Com informações do South China Morning Post).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: