Eleições nos EUA: contagem no colégio eleitoral termina com 312 a 226 para Trump
Foi o melhor resultado a favor de um candidato republicano desde 1988
247 - Quatro dias após a votação das eleições presidenciais, os Estados Unidos terminaram a contagem dos delegados do Colégio Eleitoral na noite do último sábado (9), informa O Globo. O placar final foi de 312 votos a favor do candidato republicano, Donald Trump, contra 226 da candidata do partido Democrata, Kamala Harris. A vitória de Trump já estava definida desde quarta-feira (6), mas a contagem de votos continuava em alguns estados.
O último estado a fechar o resultado foi o Arizona, que deu vitória para Trump. O estado é tradicionalmente republicano, mas se inclinou a favor de Joe Biden contra o próprio Trump em 2020. Com isso, o candidato republicano ganhou em todos os sete estados pêndulos, os swing states, considerados os mais decisivos nas eleições americanas. O resultado foi o melhor de um republicano desde 1988, quando George W. Bush bateu Michael Dukakis por 426 a 111.
O próximo passo das eleições americanas é a oficialização dos resultados por parte do Colégio Eleitoral, o que deve ocorrer até o dia 17 de dezembro. A diplomação do resultado pelo Congresso norte-americano será em 6 de janeiro de 2025, e a posse, em 20 de janeiro.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: