EUA admitem possibilidade de reconectar Rússia ao sistema SWIFT de pagamentos
Kremlin anunciou que o novo acordo de trégua para o Mar Negro só entrará em vigor mediante a flexibilização das sanções econômicas
247 - O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou nesta quarta-feira (26), em entrevista à emissora Fox News, que "tudo está sobre a mesa" quanto à possibilidade de a Rússia ser reconectada ao sistema de pagamentos SWIFT.
Moscou foi excluído do sistema de pagamentos internacional em 2022 devido à guerra na Ucrânia.
Bessent acrescentou que os EUA esperam assinar um acordo sobre minerais da Ucrânia na próxima semana. "Eu posso dizer que já encaminhamos um documento finalizado para a parceria econômica, [ele] está atualmente sendo analisado pelos ucranianos", afirmou.
O Kremlin anunciou nesta terça-feira que o novo acordo de trégua para o Mar Negro só entrará em vigor mediante a flexibilização das sanções econômicas impostas à Rússia, segundo comunicado oficial, citado pela agência Xinhua.
Moscou afirmou que o acordo inclui garantir a segurança da navegação no Mar Negro, a não utilização da força e a prevenção do uso de navios comerciais para fins militares, com inspeções estabelecidas para assegurar o cumprimento dessas medidas.
Também acrescentou que os EUA se comprometeram a ajudar na restauração do acesso da Rússia aos mercados globais para exportações de produtos agrícolas e fertilizantes, na redução dos custos de seguro marítimo e na melhoria do acesso a portos e aos sistemas internacionais de pagamento.
Segundo o Kremlin, o acordo entrará em vigor após a suspensão de uma série de sanções e restrições relacionadas ao comércio agrícola e de alimentos.
A medida incluiria o levantamento das sanções ocidentais contra o Banco Agrícola Russo, que atende empresas do setor agrícola, e a reconexão do banco ao sistema SWIFT. (Com agências).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: