TV 247 logo
    HOME > Mundo

    EUA propõem acordo mineral abrangente com Ucrânia

    Proposta prevê fundo de investimento conjunto e dá aos EUA prioridade na compra de recursos extraídos

    Volodymyr Zelensky e Donald Trump (Foto: Reuters/Brian Snyder)
    José Reinaldo avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Os Estados Unidos apresentaram à Ucrânia uma nova proposta de acordo mineral mais abrangente, que inclui a criação de um fundo de investimento conjunto, mas não oferece garantias de segurança ao governo de Kiev. A informação foi divulgada pela Reuters, com base em relatos de pessoas familiarizadas com as negociações e em um resumo de um rascunho da proposta obtido pela agência de notícias.

    Segundo as fontes, a proposta revisada exige que a Ucrânia contribua com todas as receitas provenientes do uso de seus recursos naturais — explorados tanto por empresas estatais quanto privadas — para o fundo conjunto. O acordo também prevê que os Estados Unidos tenham prioridade na compra dos minerais extraídos e estipula que Washington devolva os valores concedidos à Ucrânia desde 2022 em ajuda financeira e militar, somados a uma taxa de juros anual de 4%, antes que Kiev tenha acesso aos lucros do fundo.

    A nova proposta foi apresentada após a reunião controversa entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca, em 28 de fevereiro. As negociações estão sendo conduzidas pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, que, segundo a Reuters, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

    James Hewitt, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, afirmou que o acordo tem o objetivo de reforçar os laços econômicos entre os dois países. “O acordo mineral oferece à Ucrânia a oportunidade de formar um relacionamento econômico duradouro com os Estados Unidos, que é a base para a segurança e a paz a longo prazo”, declarou Hewitt.

    O presidente Trump defende que o acordo ajudaria a garantir um futuro estável para a Ucrânia, ao mesmo tempo em que permitiria aos EUA recuperar parte dos bilhões de dólares investidos em assistência militar e financeira desde o início da guerra, há três anos. “Um acordo de minerais ajudará a garantir um acordo de paz ao dar aos Estados Unidos uma participação financeira no futuro da Ucrânia”, disse Trump em uma declaração recente.

    O governo ucraniano ainda está avaliando os termos do acordo. Na terça-feira, Zelensky confirmou a existência de uma nova proposta “importante” e afirmou que as autoridades em Kiev estão revisando os detalhes. O presidente ucraniano também disse que os EUA têm alterado constantemente os termos do acordo, mas ressaltou que Kiev não quer ser vista como resistente à proposta.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados