Funcionários de órgão ligado a Musk renunciam ao se recusarem a "desmantelar serviços públicos cruciais"
Funcionários que deixaram os cargos faziam parte do Serviço Digital dos EUA, grupo que foi incorporado ao Doge após a posse de Donald Trump
247 – Aproximadamente 20 funcionários do Departamento de Eficiência Governamental (Doge) dos Estados Unidos, comandado por Elon Musk, renunciaram nesta terça-feira (25). De acordo com uma carta obtida pela Associated Press, os servidores tomaram a decisão por se recusarem a "desmantelar serviços públicos cruciais".
"Não usaremos nossas habilidades em tecnologia para comprometer sistemas governamentais essenciais, colocar em risco dados sensíveis dos americanos ou desmantelar serviços públicos cruciais. Não emprestaremos nossa expertise para realizar ou legitimar as ações do Doge", escreveram.
Os servidores que deixaram os cargos faziam parte do Serviço Digital dos EUA. O grupo foi incorporado ao Doge após a posse de Donald Trump. Além das renúncias, cerca de 40 funcionários do serviço já haviam sido demitidos.
A saída em massa acontece em meio a uma pressão crescente sobre os servidores federais. Na segunda-feira (24), Musk publicou no X que os funcionários teriam uma "segunda chance" para responder a um e-mail do governo Trump, que exige um relatório semanal de atividades.
"Sujeito à discrição do presidente, eles terão outra chance. A falha em responder uma segunda vez resultará em demissão", escreveu Musk.
A medida tem sido defendida pelo bilionário como uma forma de eliminar a ineficiência no serviço público. Ainda assim, de acordo com a Casa Branca, Musk é apenas um conselheiro presidencial e não tem autoridade para tomar decisões.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: