HOME > Mundo

Global Times elogia decisão de suspender o X no Brasil e critica ataques dos EUA

"Por trás do disfarce da liberdade de expressão está a ganância do capital", diz o editorial do jornal chinês

Rede social X (Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em um editorial publicado nesta segunda-feira (9), o jornal chinês Global Times diz que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender o funcionamento do X, antigo Twitter, no Brasil "reflete a determinação do governo brasileiro em manter a estabilidade nacional, prevenir a polarização política e proteger as instituições democráticas. Ela foi tomada com base nos requisitos da legislação interna brasileira". 

O texto destaca, por outro lado, que o Brasil tem sido atacado internacionalmente por supostamente estar desrespeitando a liberdade de expressão. "Essa reação, embora pareça preocupar-se com normas de liberdade de expressão, na verdade visa proteger os interesses de corporações multinacionais americanas. Por trás do disfarce da liberdade de expressão está a ganância do capital".

"O respeito pela soberania de um país envolve, antes de tudo, o respeito às suas leis. A decisão do Brasil diz respeito à regulamentação das plataformas de mídia social, que engloba tanto os limites da liberdade de expressão quanto a gestão dessas plataformas. O Brasil puniu a X de acordo com suas leis, e não com base em uma 'potencial ameaça à segurança', uma desculpa frequentemente adotada por Washington. O país quer garantir que empresas multinacionais como a X possam operar legalmente no Brasil sem prejudicar sua estabilidade e ordem econômica. Vale notar que, embora o X seja uma plataforma de mídia social, isso não significa que deva desfrutar de privilégios que outras empresas não têm. Qualquer empresa que queira operar em outro país deve cumprir as leis e regulamentos locais. Esse princípio se aplica a todas as indústrias, e as plataformas de mídia social não são exceção", esclareceu o jornal.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados