TV 247 logo
      HOME > Mundo

      GM amplia produção de picapes nos EUA após tarifas impostas por Trump

      Montadora transferirá parte da produção para Indiana, com previsão de novas contratações

      Fábrica da General Motors em Ramos Arizpe, México, que exporta veículos para o Canadá e os Estados Unidos - 29/1/2025 (Foto: Daniel Becerril)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A General Motors (GM) planeja intensificar a produção de picapes leves em sua unidade de Fort Wayne, no estado de Indiana, como resposta direta às tarifas de importação impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

      A informação foi divulgada em primeira mão pela agência Reuters, que teve acesso a uma comunicação interna enviada aos trabalhadores da fábrica.

      A decisão estratégica da montadora de Detroit está ligada à nova política tarifária implementada pelo governo Trump, que estipulou uma alíquota de 25% sobre automóveis fabricados fora do território norte-americano. 

      Para além dos veículos estrangeiros, no entanto, a medida também atinge autopeças e outros insumos essenciais para a montagem de carros, o que já provoca aumento de custos e pressões inflacionárias em diversos segmentos da cadeia automotiva dos EUA.

      A GM, que também produz picapes no México e no Canadá, agora se movimenta para evitar o impacto financeiro dessas tarifas e preservar sua competitividade no mercado. 

      De acordo com o diretor da fábrica de Fort Wayne, Dennys Pimenta, a empresa poderá incluir dias extras de trabalho no cronograma da planta. “As medidas aumentarão o número de empregos na região com a contratação de várias centenas de trabalhadores temporários”, afirmou uma fonte da empresa à Reuters.

      Taxação de componentes dos veículos gera inflação no mercado

      A guerra tarifária promovida por Trump visa forçar a repatriação de cadeias produtivas e a valorização da indústria nacional, mas já repercute em aumentos nos preços de veículos e componentes, além de gerar tensões diplomáticas com parceiros comerciais como México e Canadá

      Ao mesmo tempo, a decisão da GM representa uma tentativa de adaptação à nova realidade imposta pelo governo, com impactos diretos, a curto prazo, no emprego e na estrutura industrial norte-americana.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados