Governo Trump suspende US$ 175 milhões da Universidade da Pensilvânia por participação de nadadora trans em competição
Administração norte-americana alega descumprimento de regras sobre atletas trans; universidade nega irregularidades
247 - A administração de Donald Trump suspendeu US$ 175 milhões em financiamento federal da Universidade da Pensilvânia (Penn) devido à participação da nadadora trans Lia Thomas na equipe feminina da instituição. A decisão, anunciada pela Casa Branca nesta quarta-feira (19), ocorre em meio a uma ofensiva do governo contra a inclusão de atletas transgêneros em competições femininas. A informação é da ESPN.
Os recursos bloqueados eram provenientes do Departamento de Defesa e do Departamento de Saúde e Serviços Humanos. A suspensão não está diretamente ligada à investigação aberta pelo Departamento de Educação sobre o programa de natação da universidade, mas sim a uma revisão mais ampla do financiamento discricionário a universidades, segundo a Casa Branca.
Lia Thomas fez história ao se tornar, em 2022, a primeira atleta trans a vencer um título da Divisão I da NCAA. Sua participação gerou debates sobre regras de elegibilidade e inclusão no esporte universitário. No mês passado, Trump assinou uma ordem executiva para barrar atletas trans em equipes femininas, alegando que a medida protege a integridade das competições.
A Universidade da Pensilvânia afirmou não ter recebido notificação oficial sobre a suspensão dos fundos e negou irregularidades. "A Penn sempre seguiu as políticas da NCAA e da Ivy League em relação à participação de estudantes em equipes esportivas", disse o porta-voz Ron Ozio.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: