Grupos apoiados pela Turquia conquistam Manbij, na Síria, dos curdos pró-EUA
Combates no norte continuaram mesmo enquanto o mundo foi surpreendido pelos rápidos avanços da oposição armado até Damasco
Reuters - Grupos da oposição síria apoiados pela Turquia assumiram o controle da cidade de Manbij, no norte da Síria, das forças curdas sírias apoiadas pelos EUA (SDF), disse uma fonte de segurança turca nesta segunda-feira, um dia após os rebeldes declararem a destituição do presidente sírio Bashar al-Assad.
As SDF controlavam a cidade nos últimos dias em meio a intensos combates com o Exército Nacional Sírio (SNA) e outros grupos apoiados pela Turquia.
Os combates no norte continuaram mesmo enquanto o mundo foi surpreendido pelos rápidos avanços da oposição, que inicialmente conquistou Aleppo e, no domingo, a capital Damasco, no sul.
A ofensiva-relâmpago levou menos de duas semanas, após 13 anos de guerra.
Um vídeo, verificado pela Reuters, mostrou forças da oposição sendo recebidas por pessoas em Manbij, localizada cerca de 30 km ao sul da fronteira com a Turquia e a oeste do rio Eufrates.
A agência de notícias estatal turca Anadolu informou que a área está sendo vasculhada em busca de possíveis minas terrestres e armadilhas deixadas para trás pela milícia curda.
As SDF são o principal aliado de uma coalizão dos EUA contra militantes do Estado Islâmico. A Turquia afirma que o grupo é liderado por uma organização terrorista intimamente ligada aos militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que lutam contra o Estado turco há 40 anos.
Abdurrahman Mustafa, chefe do governo provisório da oposição apoiada pela Turquia, parabenizou as tropas que tomaram Manbij.
"Estamos com orgulho e honra ao lado de nossas forças heroicas e as apoiamos para completar a libertação de cada centímetro de nossa terra e alcançar as aspirações de nosso povo por liberdade e dignidade", disse Mustafa em uma postagem no X.
Os Estados Unidos declararam que manterão sua presença no leste da Síria, onde as SDF estão concentradas, e tomarão as medidas necessárias para impedir um ressurgimento do Estado Islâmico. Estima-se que os EUA tenham 900 soldados no leste da Síria como medida preventiva contra militantes do ISIS.
Separadamente, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, afirmou que os ataques dos EUA na Síria nos últimos dias estavam focados em células do ISIS para impedir que tirassem vantagem da instabilidade causada pela rebelião.
AGORA: Intensos combates em andamento entre o Exército Nacional Sírio (SNA), apoiado pela Turquia, e as Forças Democráticas Sírias (SDF), lideradas pelos curdos, na região de Manbij.
Fontes próximas ao SNA afirmam que seus combatentes, apoiados por ataques aéreos e de artilharia turcos, tomaram o controle de Manbij e agora estão avançando em direção a Raqqa. Enquanto isso, fontes das SDF no solo relatam infligir pesadas perdas ao SNA, com pelo menos 330 combatentes mortos e vários capturados em uma batalha ainda em andamento.
Durante a noite, forças turcas conduziram operações adicionais em áreas controladas pela Administração Autônoma do Norte e Leste da Síria (AANES). Um ataque à vila de Al-Mistriha, perto de Ain Issa, no norte da Síria, teria resultado na morte de 12 civis.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: