TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Incêndios na Califórnia: moradores de Los Angeles se ajudam sem apoio do governo

      "Bombeiros chegaram para apagar fogo na minha casa sem água", contou um morador da região atingida pelos incêndios devastadores

      Pessoas se abraçam em meio aos incêndios florestais devastadores na região de Los Angeles, Califórnia, EUA, 8 de janeiro de 2025 (Foto: REUTERS/David Swanson)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Diante dos incêndios que assolam a Califórnia, moradores de Los Angeles não estão esperando a ajuda do governo e têm doado alimentos e roupas para aqueles que perderam suas casas no fogo, relatou um correspondente da agência Sputnik.

      Os incêndios que avançam por Los Angeles já causaram dezenas de mortes, deixando muitas pessoas desabrigadas. Essas vítimas estão recebendo ajuda humanitária arrecadada em diversos bairros e, por vezes, até mesmo às margens das estradas.

      Enquanto a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, incentiva a população a buscar informações online sobre emergências, abrigos e recursos disponíveis, os moradores estão levando alimentos, roupas, fraldas e até ração para cães aos pontos de apoio mais próximos. Alguns voluntários chegaram a preparar refeições no local.

      Paralelamente, enquanto o governador da Califórnia, Gavin Newsom, tenta mobilizar autoridades municipais e empresas locais para ajudar na reconstrução da cidade com vistas aos Jogos Olímpicos de 2028, filas se formam nos centros de apoio.

      As vítimas dos incêndios têm recorrido ativamente aos pontos de ajuda humanitária em busca de itens essenciais, alimentos ou até mesmo um banho, mas o suprimento parece não estar se esgotando.

      As estradas que levam às áreas mais afetadas pelos incêndios estão sinalizadas com cartazes indicando os locais de apoio ou abrigos próximos para os desabrigados.

      "Estamos apenas ajudando a comunidade, as pessoas que perderam suas casas no incêndio da última sexta-feira", disse José, um dos voluntários.

      Ele também afirmou que os voluntários estão agindo, em grande parte, por conta própria, sem apoio do governo, sendo que apenas a Guarda Nacional e o Departamento do Xerife estão protegendo as residências contra saques.

      "Muitas pessoas vieram e doaram comida, água, roupas e sapatos. Estamos aqui desde a última sexta-feira tentando ajudar todos que possam vir buscar o que precisam", relatou José.

      O voluntário ainda comentou que o incêndio, o pior que já viu em toda a sua vida, atingiu seu bairro com ventos fortes.

      "Bombeiros chegaram para apagar fogo na minha casa sem água"

      Aaron Miller, morador do condado de Los Angeles cuja casa foi completamente destruída pelos incêndios florestais de grandes proporções, contou à Sputnik que os bombeiros não conseguiram apagar o fogo em sua residência porque não havia água nos hidrantes.

      "Veja, não tem água", disse Aaron, mostrando um vídeo de sua casa em chamas. "Olhe, ele está com a mangueira ali. O bombeiro estava parado... com a mangueira na mão, sem água. Ele disse que a água acabou."

      Nada restou da casa de Aaron: apenas a estrutura de uma lareira de tijolos e paredes, a carcaça queimada de uma máquina de lavar e uma cerca derretida. Pelos pedaços carbonizados de madeira que sobraram, é difícil distinguir onde ficava a cozinha e onde era o quarto.

      Aaron acrescentou que ele e sua família ainda consideram-se sortudos, apesar de terem perdido a casa e todos os pertences: "Está vendo aquela casa? Era do meu vizinho. Morreu."

      Muitos na região compartilham da mesma tragédia que Aaron – os incêndios mais devastadores da história da Califórnia já destruíram mais de 12.300 estruturas. Moradores locais têm reclamado sobre a falta de água nos hidrantes, problema que vem sendo noticiado pela mídia desde o início do desastre. Moradores de Los Angeles já abriram um processo contra o Departamento de Água e Energia de Los Angeles (LADWP) pela falta de água para combater os incêndios.

      Desde 7 de janeiro, diversos incêndios florestais atingem a Califórnia, causando a morte de pelo menos 25 pessoas e forçando a evacuação de dezenas de milhares. Segundo estimativas do serviço meteorológico dos EUA, AccuWeather, os danos e perdas econômicas causados pelos incêndios podem chegar a valores entre US$ 250 bilhões e US$ 275 bilhões.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados