HOME > Mundo

Macron instrui equipe a buscar alianças "democráticas e republicanas" para evitar vitória da extrema-direita

Extrema-direita está liderando o primeiro turno das eleições

Emmanuel Macron (Foto: Kay Nietfeld/Pool via Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Sputnik) - O presidente francês Emmanuel Macron instruiu sua equipe a estudar a situação em cada distrito eleitoral do país para encontrar alianças que possam conter o partido de extrema-direita Reagrupamento Nacional, que preliminarmente vence o primeiro turno das eleições parlamentares antecipadas, informou a emissora francesa BFMTV neste domingo (30). 

"Enfrentando o Reagrupamento Nacional, chegou a hora de uma ampla aliança claramente democrática e republicana para o segundo turno", disse Macron, citado pela Agence France-Presse.

A alta participação no primeiro turno das eleições indica a importância deste voto para o povo francês e seu desejo de esclarecer a situação política no país, observou o presidente.

A França está realizando o primeiro turno das eleições parlamentares antecipadas no domingo. O segundo turno ocorrerá em 7 de julho.

O Reagrupamento Nacional está liderando o primeiro turno das eleições com 34,2%, seguido pela aliança de esquerda Nova Frente Popular com 29,1% e a coalizão centrista de Macron com 21,5%, de acordo com as primeiras pesquisas de boca de urna.

Macron deverá realizar uma reunião estratégica no Palácio do Eliseu na segunda-feira (30) para discutir as eleições.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados