TV 247 logo
    HOME > Mundo

    ONU reafirma soberania do Panamá após declarações de Trump sobre o canal

    No dia 22 de dezembro, o presidente eleito dos EUA sugeriu exigir a devolução do Canal do Panamá ao controle norte-americano

    Presidente eleito dos EUA, Donald Trump (Foto: REUTERS/Brian Snyder)
    Guilherme Paladino avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Em resposta às recentes declarações do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o Canal do Panamá, a Organização das Nações Unidas (ONU) destacou o direito do Panamá à sua soberania e integridade territorial, informa a agência de notícias russa Sputnik. Durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (2), o porta-voz da ONU, Farhan Haq, reforçou que o Panamá é um membro pleno da organização, com os mesmos direitos que os demais Estados.

    “Não faremos comentários específicos sobre as declarações. O Panamá é um Estado-membro com os mesmos direitos de integridade territorial e soberania que os outros membros”, afirmou Haq ao ser questionado sobre a posição do organismo frente à fala de Trump.

    No dia 22 de dezembro, Trump sugeriu exigir a devolução do Canal do Panamá ao controle norte-americano, citando altas tarifas de passagem impostas pela administração panamenha. Ele argumentou que o canal é vital para o comércio dos Estados Unidos e para a mobilização rápida de suas forças navais entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

    A resposta do presidente do Panamá foi contundente. Ele classificou as declarações de Trump como uma demonstração de "ignorância histórica grosseira" e enfatizou que o canal é propriedade soberana do país desde a implementação do Tratado Torrijos-Carter, assinado em 1977. Esse acordo estabeleceu o reconhecimento da soberania panamenha sobre o território e a transferência completa do canal, concluída em 31 de dezembro de 1999.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados