Putin diz que Rússia está aberta para normalizar relações com EUA, mas sem prejuízo aos interesses nacionais
Segundo Putin, tudo muda nas relações internacionais, exceto "os interesses da Rússia e do seu povo”
247 - O presidente russo Vladimir Putin afirmou que a Rússia está disposta a normalizar relações com os Estados Unidos e outros países ocidentais, desde que seus interesses não sejam comprometidos. "É possível fazer tudo mediante desejo. Nunca abandonamos esse desejo", afirmou Putin ao jornalista Pavel Zarubin, da emissora VGTRK, neste domingo (22), de acordo com a agência russa Tass.
Putin, porém, destacou que qualquer tentativa de reaproximação deve ocorrer sem comprometer a soberania e os interesses estratégicos da Rússia. "Se virmos que há oportunidades e perspectivas para construir relações com outros países, então estamos prontos para isso. Mas isso deve ser sem prejuízo dos interesses da Federação Russa", afirmou, Ainda segundo ele, tudo muda nas relações internacionais e apenas os interesses permanecem invariáveis, neste caso, "os interesses da Rússia e do seu povo”.
O presidente russo fez uma análise histórica, mencionando a Guerra da Crimeia (1853-1856), quando a Rússia enfrentou uma coalizão de potências europeias e argumentou que, assim como no passado, o país tem mostrado capacidade de recuperação e fortalecimento em cenários adversos.
Ele também chamou atenção para como os aliados de ontem podem se tornar adversários ou parceiros novamente, destacando a aliança da Rússia com as potências europeias durante a Primeira Guerra Mundial após o isolamento do século XIX.
Durante a entrevista, o líder russo também fez críticas à geração de políticos que liderou o país após o colapso da União Soviética. Segundo Putin, esses líderes escolheram o caminho da destruição da Rússia em troca de uma suposta aceitação no "mundo civilizado" liderado pelo Ocidente
"Assim que o potencial da Rússia diminuiu e ela se tornou mais fraca, eles [o Ocidente] começaram a arruiná-la em vez de torná-la uma parceira equitativa", afirmou. "Infelizmente, é assim que o mundo está organizado, pelo menos hoje. E se construirmos relações com alguém, as construiremos apenas com base nos interesses do estado russo", completou o presidente russo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: