Putin sugere governo temporário para a Ucrânia em busca de um acordo de paz
Presidente russo propõe realização de eleições sob supervisão internacional para viabilizar negociações com um governo legítimo
247 - O presidente russo, Vladimir Putin, sugeriu que a Ucrânia fosse colocada sob um governo temporário para permitir a realização de novas eleições e viabilizar um acordo de paz.
A declaração foi feita durante uma visita ao porto de Murmansk, no norte da Rússia, nesta sexta-feira (28), conforme noticiou a agência de notícias Reuters. A proposta ocorre em um momento de intensas movimentações diplomáticas, com os Estados Unidos buscando restabelecer canais de diálogo com Moscou e Kiev para encerrar o conflito que já se estende por mais de três anos.
Putin afirmou que uma administração temporária poderia ser formada com o envolvimento da ONU, dos Estados Unidos, de países europeus e de outros parceiros, com o objetivo de garantir um processo eleitoral transparente e legítimo na Ucrânia. "Em princípio, é claro, uma administração temporária poderia ser introduzida na Ucrânia sob os auspícios da ONU, dos Estados Unidos, de países europeus e de nossos parceiros", declarou Putin. "Isso seria para realizar eleições democráticas e levar ao poder um governo capaz, que tenha a confiança do povo, e então iniciar negociações com eles sobre um tratado de paz."
A proposta de Putin parece ter como pano de fundo sua antiga posição de que o governo de Volodymyr Zelensky perdeu legitimidade após o fim de seu mandato em maio de 2024. A Rússia tem argumentado que a falta de um governo legitimamente eleito é um obstáculo para qualquer negociação significativa de paz.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: